segunda-feira, 22 de junho de 2009

PECULIARIDADES...

É... Hoje o Rafa vai contar para você sobre algumas peculiaridades dele... Divirta-se!



Algumas vezes me disseram que eu era uma pessoa Sui generis. Curioso nem um pouco, fui pesquisar o que significava aquilo e eis o que encontrei:



O termo Sui generis, de origem no Latim, significa, literalmente, "de seu próprio gênero", ou seja, "único em seu gênero". Usa-se como adjetivo para indicar que algo é único, peculiar: uma atividade sui generis, uma proposta sui generis, um comportamento sui generis.



Quando comecei a escrever este post, listei todas as minhas peculiaridades... Mas aí parei, pensei e voltei atrás... Sabe por que? Porque quero que a curiosidade impere e que você que não me conhece, se apresse e veja, ao vivo e à cores, esta peça rara que vos escreve. E para você que já me conhece, vamos nos reencontrar? Tenho causos novos e engraçados! Nada melhor na vida do que a novidade (falo das boas), não é? Pensando nisso, acabo de fazer estes versos:



Quanto mais rezamos

Mais assombração aparece

Quanto mais você pensa que já viu de tudo

Mais novidade aparece



GPS na cueca

Para a mulher encontrar o marido

Milhares de músicas na mão

É só colocar o fone de ouvido



Antes todas queriam casar

Era mais fácil arrumar marido

Hoje lingerie tem até diamante

Agora elas querem arrumar um bom amante



O tempo passa

O tempo voa

O que todo mundo quer

É ficar numa boa



Hoje o Rafa se despede de uma forma triste... Lamentando profundamente o falecimento de mais do que uma grande professora de Inglês, uma poliglota, uma mulher incrível. Dona Consuelo era uma grande amiga, acima de tudo. A fibra em pessoa, a garra, a vontade de viver, a matriarca da família, os pilares feitos de amor que eram e sempre serão o exemplo para todos que tiveram a honra e a felicidade de conhecê-la. Ela ajudava os pobres, a igreja, todos! Eu estava com saudade e liguei para conversarmos, como sempre fazia. Recebi a notícia que me fez arrepiar dos pés à cabeça, quase caí para trás, literalmente. Ela foi escolhida como mais uma anjinha que olhará por todos aqueles que merecem! Estou chateado, pois por circunstâncias da vida soube tardiamente, mas muito obrigado por tudo e apesar de eu estar triste, fica na memória os nossos encontros, nossas aulas, nossos bate-papos, os cafezinhos com biscoito, as caixas de bombons e a nossa foto, você sempre de cabeça erguida e com um lindo sorriso. Fique ao lado Dele! Deus está contigo! Amém.
TÍTULO DE AMANHÃ: TUDO, LITERALMENTE, É INTERESSE.

E você, se parece com quem?

Primeiramente o meu bom dia, boa tarde e boa noite para você, que me dá o prazer de sua companhia neste dia, pela primeira ou décima primeira vez, desde que comecei a postar!

Pois é, hoje quero lhe contar sobre o que andam me dizendo ultimamente... Rafa sabe quem você me faz lembrar? O Víctor, do Víctor e Léo. Acho que é o seu cabelo, que está grande, mas os traços também lembram...
De um mês para cá, tanto em São Vicente quanto em BH, tenho ouvido esta história, que começou pela minha tia Lúcia, me chamando para assistir um DVD da dupla que canta o tema da novela Paraíso, da Globo, e tantos outros sucessos. E aí, o Rafael Junqueira, vulgo homem da idéia certeira, para variar, começou a pensar sobre o assunto das aparências.
São tantos os ditados: As aparências enganam! Quem vê cara, não vê coração! Beleza não põe mesa! A beleza acaba! E por aí vai...
Sem qualquer tipo de demagogia, concordo com todos os ditados e, realmente, acho que o que mais importa é a beleza interior. Mas gostaria de ressaltar que, apesar de gostar do Programa Pânico, repudio o quadro Musa da Beleza Interior, que além de expor desnecessariamente as pessoas, as coloca em uma situação, no mínimo, constrangedora perante os telespectadores. Bom, quero salientar também que não sou daqueles hipócritas que dizem que não observam a beleza. Reparo, e muito, e a considero uma das boas coisas da vida, porém, ao contrário de um famoso poeta, não fundamental.
Por exemplo, já namorei uma carioca linda, loira, olhos azuis e tudo (apesar de, geralmente, ter uma quedinha maior pelas morenas!), só que ela mentia, talvez por medo de me perder, não sei até hoje, mas mentia. O fato é que um dos pilares para se construir uma autêntica e sólida relação, em minha opinião, é a verdade, claro, além do respeito, carinho e admiração.
Este e outros fatos da minha vida, com o passar dos anos, me levaram a prestar atenção, cada vez mais, no que dizia meu querido e amado avô, vovô Leno, e o que diz a minha não menos querida e amada avó, vovó Lena! Além dos meus pais, eles, na sabedoria dos que já viveram sete, oito décadas, me ensinaram que o que realmente importa nesta vida são os valores, princípios que, infelizmente, estão se perdendo com uma velocidade maior a cada hora, minuto, segundo.
Retidão de caráter, ética, responsabilidade, autenticidade são algumas das características que mais admiro não só nas mulheres, que são as minhas constantes fontes de inspiração, mas também nos homens.

É isso ai, na verdade, posso até lembrar o Víctor por qualquer semelhança física, cabelo grande, etc, mas confesso que o que prefiro é ser lembrado como um homem com H maiúsculo, como aquele que é honesto, trabalhador, fiel à sua família e aos princípios que lhe foram passados, aquele que se parece com meu avô (com muito orgulho!), até hoje referência de ser-humano e exímio cumpridor de suas tarefas, mesmo após mais de onze anos de seu falecimento. Quero também ser lembrado como àquele que se parece com o Ayrton Senna, que não desiste nunca, quer sempre as vitórias, perpassar os obstáculos que a vida nos oferece. Acima de tudo, quero que se lembrem de mim como o Rafael Junqueira, o homem da idéia certeira, aquele que procurou fazer, faz e sempre fará o melhor que puder, em todas as situações, seja na vida pessoal ou profissional. Ah, já ia me esquecendo... Estou curioso... E você, se parece com quem?

Tati, Renata, Maria, Kel, Lucas, Daniel, Manu... Obrigado pelas constantes mensagens de carinho que vocês têm me mandado por causa do meu blog. Lulu, este post de hoje surgiu por sua causa! A todos vocês que estão junto comigo, o meu mais sincero muito obrigado! Amo vocês!