sábado, 20 de junho de 2009

A BELEZA DA INGENUIDADE!

Primeiramente, saudações à sua primeira ou à sua nova entrada no blog do homem da idéia certeira! Você aqui me faz crer que o mundo ainda vale à pena! Fique à vontade e volte sempre!



Pois é, hoje escrevo sobre a beleza da ingenuidade. Ontem, fui a uma festa familiar, infantil, mais precisamente de meu querido primo que completou três primaveras, como diria minha avó... De repente, não mais que de repente, comecei a observar o quão é bela a ingenuidade de uma criança e comecei a refletir sobre como o mundo seria tão melhor se todos quardassem, pelo menos um resquício, da pureza que tínhamos quando éramos picurruchos e picurruchas. E pasme! Todos guardam, graças a Deus! Pena que só demonstram de vez em quando.

Você que me conhece pessoalmente ou que já me acompanha desde a criação do meu blog, sabe o quanto dou importância para as coisas boas da vida, a simplicidade, o amor. Pois é, lá tinha tudo isso, era um universo mágico de brincadeiras, pipocas "Guri/Aritana", doces, salgados, animação, sorrisos, bolo, enfeites, balões. E por que universo mágico? Porque os adultos, no início (inclusive eu), estavam presos às formalidades, aos conceitos de quando, como e o que se deve fazer em uma comemoração deste tipo no mundo contemporâneo quando se é maior de idade...

A máscara caiu rapidamente... Quando percebi, os adultos pararam de conversar sobre problemas, crise financeira, taxa Selic e passaram a brincar junto com as crianças, cair na piscina de bolinhas, jogar videogame, fazer caras e bocas em um brinquedo que roda pra lá, roda pra cá, remexe daqui, remexe de lá.

Ou seja, sai de lá com a nítida impressão de que o mundo ainda tem salvação! A beleza da ingenuidade está guardada em um lugarzinho do nosso tão maltratado coração... O ditado que diz que todos nós guardamos uma criança, é verdade! Falta-nos a vontade, e porque não a coragem também de nos libertarmos, de levarmos a vida de uma forma mais leve, mais bonita, mais solta! Você já parou para pensar o quanto é chato ficar ao lado de alguém que só reclama, só conta os seus problemas? Dificuldades e obstáculos, todos nós temos... Eu mesmo estou cheio deles! Mas para que compartilhar isso toda hora com todo mundo? Vamos ser aquele beija-flor que enchia seu bico de água para apagar um imenso incêndio! Não vai conseguir apagar? Claro que não, mas ele fez a sua parte. Se todos fizermos a nossa, algumas plantas, animais, rosas e pessoas iremos salvar!

Já com imensa saudade de você, o Rafael Junqueira, vulgo homem da idéia certeira, se despede, mas promete voltar amanhã para te reencontrar, neste mesmo bat-local, nesta mesma bat-hora e com este mesmo bat-coração!

AMANHÃ ESCREVO: E VOCÊ, SE PARECE COM QUEM?